segunda-feira, 18 de maio de 2009

O campo...


Cidades do interior, pequenas em expansão, grande em cultura. Lugares serenos do choro das violas e das pacatas tardes, onde se encontra o conformismo do pouco e o sorriso sem vaidade. Pequeno paraíso que os galos cantam, cantinho que a natureza dá mais beleza aos campos, trazendo suas neblinas pelas manhãs.
A paisagem que as sementes são esperanças e os frutos realizações. Universo de lendas e lembranças do folclore e da arte. Singelo ambiente do trabalho do pão, da fumaça do fogo a lenha e dos calos, onde o couro se faz chapéu e a harmonia adormece chorando nas cantigas pacíficas nos repentes da sinceridade.
Hospitalidade sem fim, de um povo que em sua maioria, vive!

Estive dando uma olhada em alguns arquivos antigos do meu computador e tive então a felicidade de encontrar esse texto, que na verdade não estava totalmente da forma que postei, pois tive idéias novas que contribuíram com alguns complementos que em minha opinião enriqueceram ainda mais o conteúdo das palavras. Este escrito surgiu a partir de uma oportunidade de estágio, não muito duradoura, mas o bastante para me incentivar. Onde eu juntava tudo o que escrevia com as opiniões de um talentoso companheiro de redação, Felipe Luna Berto, um pernambucano da cidade de Garanhus que sempre debatia e escrevia comigo coisas referentes ao que era atribuído pela organização desse trabalho.
O tema proposto era: “cidades do interior”. Tive a honra de viajar nos lugares mais simples sob a ação dos meus pensamentos e notei a riqueza que minha visão me mostrava a cada tentativa de examinar a fundo as raízes de uma cultura leal e normalmente simples. Em homenagem a esses paraísos, sinto-me honrado em poder mostrar termos que se dão como amostras conceituais desses terrenos rurais.
Mostro aqui minhas idéias, mas sei que ainda são limitadas na comparação da riqueza que tem essa cultura.

A foto mostrada acima, nada mais é que um singelo tributo a cidade de Santo Amaro das Brotas-SE, que com certeza tem um pouco dessas referências dissertadas. Cidade em que tive o prazer de amadurecer com pedaços de minha infância e viver grande partem de minha vida! O melhor de tudo é não estar longe desse pequeno mundo e ainda sentir de perto esse aroma.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.